sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Biografia

Filho de Paulo Leminski e Áurea Pereira Mendes. Mestiço de pai polonês com mãe negra, Paulo Leminski Filho sempre chamou a atenção por sua intelectualidade, cultura e genialidade. Estava sempre à beira de uma explosão e assim produziu muito. É dono de uma extensa e relevante obra. Desde muito cedo, Leminski inventou um jeito próprio de escrever poesia, preferindo poemas breves, muitas vezes fazendo haicais, trocadilhos, ou brincando com ditados populares.
Leminski casou-se, aos dezessete anos, com a desenhista e artista plástica Neiva Maria de Sousa (da qual se separou em 1968).
Casou-se em 1968 com a também poetisa Alice Ruiz, com quem viveu durante vinte anos. Algum tempo depois de começarem a namorar, Leminski e Alice foram morar com a primeira mulher do poeta e seu namorado, em uma espécie de comunidade hippie. Ficaram lá por mais de um ano, e só saíram com a chegada do primeiro de seus três filhos: Miguel Ângelo (que morreu com dez anos de idade, vítima de um linfoma). Eles também tiveram duas meninas, Áurea (homenagem a sua mãe) e Estrela.
De 1969 a 1970 decidiu morar no Rio de Janeiro, retornando a Curitiba para se tornar diretor de criação e redator publicitário.
Músico e letrista, Leminski fez parcerias com Caetano Veloso e o grupo A Cor do Som entre 1970 e 1989.
A música estava ligada às obras de Paulo Leminski, uma de suas paixões, proporcionando uma discografia rica e variada.
Entre 1984 e 1986, em Curitiba, foi tradutor de Alfred Jarry, James Joyce, John Fante, John Lennon, Samuel Beckett e Yukio Mishima. Publicou o livro infanto-juvenil ‘’Guerra dentro da gente’’, em 1986 em São Paulo.
Entre 1987 e 1989 foi colunista do Jornal de Vanguarda que era apresentado por Doris Giesse na Rede Bandeirantes;Paulo Leminski foi um estudioso da língua e cultura japonesas e publicou em 1983 uma biografia de Bashô. Além de escritor, Leminski também era faixa-preta de judô. Sua obra literária tem exercido marcante influência em todos os movimentos poéticos dos últimos 20 anos.


Postado por: Bruna Lisboa do Vale

5 comentários:

  1. A história dele é bem interessante!Se casou com pessoas do meio artistico, o que ajuda a acrescentar na sua vida! Gostei também de conhecer um pouco mais sobre sua vida!
    Por:Rayssa Lucena

    ResponderExcluir
  2. Antes desse trabalho eu não conhecia Paulo Leminski e suas obras, mas pelo pouco que ja vi percebi que ele foi um grande homem, de muita importância. O que faltou nessa biografia foi a cidade natal e a data da morte do poeta... Ele é de Curitiba e morreu em 7 de junho de 1989.

    Por: Thaysa Lobo

    ResponderExcluir
  3. Paulo Leminski é um ótimo artista e compositor, possui uma grande história de vida, que provavelmente serviu de inspiração para escrever suas músicas e poemas, e continua servindo de inspiração hoje em dia para outros talentos que o admiraram e admiram.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog.
    Paulo Leminski foi um grande poeta. Seus poemas circularam de maneiras variadas por isso ser considerado pertencente ao grupo da poesia marginal. Vejam o poema Eternamente...
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela dica professora, eu adorei o poema Eternamente! Me fez recordar de alguns momentos. Vou Postar!

    Por: Thaysa L. Pegado

    ResponderExcluir